MENSAGEM PROPOSITIVA À NAÇÃO ENTERRA DE VEZ A NOVA REPÚBLICA DE 1985
![]() |
| Michel Temer: união, diálogo e sacrifício |
"A mudança gerará esperança"
Michel Temer
Por Antonio Fernando Pinheiro Pedro
O Vice-Presidente Michel Temer deixa "vazar" uma mensagem à nação brasileira, antecipando-se à decisão do Plenário da Câmara Federal, como se consolidado o impedimento da Presidente da República, Dilma Rousseff.
Preocupado com a indefinição de rumos no País, fica claro que o intuito de Temer é informar aos quadros formadores de opinião que ele está em condições de assumir a presidência, tem um quadro claro da situação nacional, entende que seu governo seria de transição, possui uma agenda e pretende resgatar a unidade nacional.
Estranho? Nem tanto, haja vista a estranha situação em que a República se encontra, senão vejamos:
O GOLPE JÁ OCORREU E FOI DADO, POR LULA E PELO PT
Com efeito, a gravidade do poder político da chefia do executivo não mais se encontra no Palácio do Planalto e, sim, no hotel que se encontra a meio caminho entre o Palácio e a residência oficial da Presidência da República.
![]() |
| Lula - Poder de fato... |
Esse "governo" é exercido por um ex-presidente impedido de assumir um cargo de ministro, sem investidura ou autoridade formal.
O "governo" está focado apenas em buscar sobreviver - mantendo-se mediante gestões junto ao parlamento nacional e Supremo Tribunal Federal. Assim, a governança desapareceu.
Não há mais unidade de propósitos, de funções, de programas, de obrigações.
Ministérios e autarquias formam, hoje, uma colcha de retalhos plenos de interesses inconfessáveis, exercidos na medida em que a distribuição de cargos garante centímetros de base parlamentar e minutos de manutenção no Poder.
![]() |
| Dilma "Não Vai Ter Golpe" Rousseff |
Enquanto isso, Dilma Rousseff, eleita e investida, torna-se a cada dia uma marionete, desprovida de poder material. Vegeta no palácio, entre cerimônias e eventos histriônicos, acessos explícitos de descontrole emocional e simulacros de despachos...
Se isso não é um golpe... o que será?
Governo constituído é que não é.
![]() |
| A nova sede do Poder em Brasília - gabinete de Lula |
A REAÇÃO DO VICE-PRESIDENTE
Desembarcado do governo, "exilado" em São Paulo, o Vice-Presidente Temer prepara-se para a eventualidade de assumir o poder, com o impeachment da presidente.
Restabelecendo a comunicação com a sociedade, permite "vazar" um discurso de reconstrução nacional, elencando como seu propósito implementar:
Reunificação do País
Reforma política
Reforma da economia
Articulação com os partidos políticos
Proposta de um diálogo nacional
Reforma da educação
Manutenção dos programas sociais
Novas bases de governança.
A conclusão é clara: Temer retoma a ofensiva, mostra preparo intelectual e informa em que bases pretende assumir a Presidência, na hipótese de sua ocorrência.
Vaza uma mensagem à nação falando em "salvação nacional", diálogo e sacrifícios. Fala que é preciso restabelecer a crença no Estado Brasileiro.
Lança uma ideia: "Mudança pode gerar Esperança".
Estamos assistindo, de todo modo, os estertores finais da Nova República de 1985...
íntegra do audio do discurso de Michel Temer
íntegra do audio do discurso de Michel Temer
Antonio Fernando Pinheiro Pedro é advogado (USP), jornalista e consultor ambiental. Sócio diretor do escritório Pinheiro Pedro Advogados. Integrante do Green Economy Task Force da Câmara de Comércio Internacional, membro do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB e da Comissão Nacional de Direito Ambiental do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. É Editor-Chefe do Portal Ambiente Legal e responsável pelo blog The Eagle View.
.
.





Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja membro do Blog!. Seus comentários e críticas são importantes. Diga quem é você e, se puder, registre seu e-mail. Termos ofensivos e agressões não serão admitidos. Obrigado.