Páginas

terça-feira, 20 de abril de 2021

A CONDENAÇÃO DE DEREK CHAUVIN E O RACIALISMO

A lição da morte de  George Floyd




Por Antonio Fernando Pinheiro Pedro


A cidade americana de Minneapolis foi palco de uma tragédia emblemática: a morte de George Floyd. 

Um vídeo gravado por pessoas que presenciaram a ação policial para a detenção e prisão de George, escancararam para o mundo a brutalidade da abordagem e o que demonstrou ser um ato de execução. 

Os policiais envolvidos na operação foram demitidos com as desculpas expressas pelas autoridades, mas a  frieza com a qual o policial Derek Chauvin estrangulou Floyd falou mais alto que qualquer escusa. 

Processado criminalmente, Chauvin foi condenado por homicídio qualificado. 

A Justiça se fez.  Mas algo de fato me incomoda.  

Nestes 36 anos de atividade profissional, atuei em milhares de processos, patrocinando a defesa de policiais militares, na justiça comum e militar. Como cidadão operador do direito, integrei a Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP, sendo nomeado várias vezes pela presidência do Conselho Federal, como relator especial para investigar e apurar casos complexos de âmbito nacional.

Pude testemunhar casos graves de desrespeito aos mais comezinhos direitos da pessoa, discriminação e exclusão. Também enfrentei hipocrisias, esquerdismos, militância irresponsável e vitimismo.

A abordagem tratada no caso George Floyd foi de fato desastrosa. Revela o racismo estrutural e cotidiano seguidamente denunciado na atuação dos corpos policiais nos Estados Unidos (e não apenas lá). 

Porém, me incomoda o populismo racialista protagonizado por grupos radicais em torno do assunto - nos EUA e aqui também no Brasil. 

O populismo é uma tragédia. Ninguém ganha, todos perdem. O que sobra é o rancor social. 

Racismo e racialismo são extremos de intolerância aparentemente opostos, porém próximos na ferradura que expressa o arco de posturas e ideologias identitárias do mundo político e social. 

A meu ver, o resultado unânime do julgamento deve-se, não por conta da má ação praticada mas, primordialmente, ao fato do ex-policial ter se RECUSADO a testemunhar em defesa própria. Para o júri, a recusa é sinal de admissão integral da culpa.

Derek agiu mal, mas  muito contribuiu para o fato trágico o procedimento padrão policial para o qual foi treinado. ISSO deverá, finalmente, mudar.

O grande aprendizado a ser absorvido nessa triste história é que no mundo transparente e globalizado atual, não há mais espaço para a intolerância, a insensibilidade burocrática e para o abuso no exercício da autoridade. 


#georgefloyd #icantbreathe #racismoestrutural #DireitosHumanos









Antonio Fernando Pinheiro Pedro é advogado (USP), jornalista e consultor ambiental. Sócio do escritório Pinheiro Pedro Advogados.  Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB e Vice-Presidente da Associação Paulista de Imprensa - API.  É Editor-Chefe do Portal Ambiente Legal e responsável pelo blog The Eagle View". 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários e críticas são importantes. Se possível diga quem é você e registre seu e-mail. Termos ofensivos e agressões não serão admitidos. Obrigado.