Não incitem à desobediência civil! Alerta Pinheiro Pedro, que analisa os impactos da ação dos governos estaduais contra o coronavírus e as medidas que devem ser adotadas pelo governo federal no campo econômico
![]() |
Pinheiro Pedro: "Não vamos agir como sempre agiram os petistas, promovendo baderna" |
Publicado em 26/03/2020 18:17
A curva de contágio começa a ceder, mas a economia não suporta mais. O que fazer? Acompanhe a análise de Fernando Pinheiro Pedro, no bate-papo com João Batista Olivi, exclusivo para o Notícias Agrícolas.
O analista do Notícias Agrícolas, Fernando Pinheiro Pedro, divulgou, em seu comentário no Canal Notícias Agrícolas desta quinta feira, 26 de março de 2020, um resultado importante do combate ao coronavírus em S. Paulo, mostrando que os números de casos começam a diminuir no Estado, por força do confinamento radical a que está exposta a população. E que, baseado nos resultados, os especialistas consideram ser possível que o confinamento (horizontal) possa ser levantado até o dia 7 de abril.
Analisando vídeos de casos decorrentes das restrições impostas pelos governos em função da pandemia, ocasionando danos a uma fábrica em Santa Catarina e manifestação de protesto em Maringá - no Paraná, ficou claro a realização dos eventos previstos pelos jornalistas em seguidos vídeos anteriores. Fica clara a necessidade dos governadores vencerem o desafio de conciliar o combate á pandemia com a proteção da economia.
Para Pinheiro Pedro é hora de repensar a forma de isolamento social imposta à população. Por outro lado verifica-se uma nova onda de expansão do contágio na Europa e um avanço significativo da pandemia nos Estados Unidos da América.
Assista à entrevista clicando aqui:
![]() |
João Batista Olivi e Antonio Fernando Pinheiro Pedro no Notícias Agrícolas |
No Brasil, em especial no estado de São Paulo, está claro que há uma curva acentuada de estabilização do avanço da pandemia , de forma que as ações impostas pelo governo paulista estão resultando positivamente. Segundo Pinheiro Pedro, isso demonstra que as medidas de isolamento social - seja horizontal ou vertical, são necessárias e realmente funcionam.
Representantes das organizações de saúde públicas e privadas, por outro lado, com base nas informações auferidas até agora, também já analisam a possibilidade de suspender ou flexibilizar as medidas de confinamento a partir de 7 de abril, fato que reduz significativamente as perspectivas sombrias acenadas pelo próprio governo paulista quando da adoção das medidas. Isso é uma luz no fim do túnel, mas não elimina a necessidade de se adotar ações visando resolver a crise econômica que já se torna evidente.
As ondas de demissões, e as manifestações de desobediência civl, por outro lado, são motivo de grande preocupação de Pinheiro Pedro.
Para o analista, não é hora de incitar desobediência civil! Toda a crítica à forma de isolamento adotada pelos estados está, de fato, em harmonia com a orientação do governo federal.
Ocorre que Bolsonaro, o Chefe de Estado da União, ponderou... mas NÃO ADOTOU OU BAIXOU qualquer norma que anule ou contrarie a orientação em cumprimento nos estados. Para alterar o regime hoje em execução, o governo federal necessitaria também de tempo, pois nada está ainda planejado.
Nesse sentido, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, já informou que um mecanismo de isolamento seletivo só teria condições de estar pronto para aplicação.... em 7 de abril - exatamente a data que os médicos entendem possível de ser também o da flexibilização das medidas hoje em vigor.
Pinheiro Pedro também faz um claro alerta. Sair por aí estimulando desobediência civil e chutando lata é coisa de populista. Não difere em nada do que petistas fazem. De forma que é preciso identificar os oportunistas de todos os matizes e reprimir a baderna em nome da Ordem Pública e da paz social.
Exemplificando com o que já está sendo feito nos EUA, está claro, para Pinheiro Pedro, que haverá um grande despejo de dinheiro na economia brasileira, ao final do período, visando a recuperação econômica. O próprio estado de São Paulo deverá também auxiliar municípios em dificuldade. Os governos estaduais já estudam medidas de flexibilização, de forma que haverá uma condução efetiva das medidas para a flexibilização em curto prazo das ações de confinamento e isolamento, sem no entanto subestimar a gravidade da pandemia por conta de um vírus extremamente contagioso e perigoso.
Pinheiro Pedro também destacou a manifestação importante do General Girão Monteiro, Deputado Federal (PSL-RN) e líder muito próximo ao Presidente Bolsonaro, no sentido de que o Chefe da Nação convoque o Conselho da República, nos termos da Constituição Federal, para analisar quais medidas deverão efetivamente ser adotadas visando a proteção da economia e o combate á pandemia.
Esse sinal é significativo pela importância que tem o Deputado e o prestígio que goza nas Forças Armadas.
Notas:
I. Mapa analítico da curva de contaminação:

II. Acompanhe abaixo o relatório exclusivo da reunião de especialistas e gestores dos principais hospitais particulares de S. Paulo (Einstein, Rede D’Or, Mater Dei e Dasa), que ficam na linha de frente da epidemia do coronavírus, numa reunião que durou 1 hora e 20 minutos.
Eis o resumo:
1. As visões diferiram com relação à necessidade de "lockdown" maior do que 15 dias ou não. Três dos quatro que se manifestaram (ainda que com cautela), disseram que se a curva de contaminação se comportar bem nos próximos 15 dias, o período de "lockdown" poderia não ser estendido para todos (só para mais frágeis). Issoporque julgam importante demais impedir o estrago na economia/empregos etc. Deram a entender claramente que existe chance grande de se ter "lockdown" seletivo apenas. Mas um deles fez uma ressalva que às vezes pode haver pressão política para que isso não ocorra.
2. Sobre efeitos da HCQ (Cloroquina), disseram que caso a caso estão administrando quando a família/paciente manifesta o desejo. Na verdade, preferem esperar mais dados antes de se pronunciarem sobre a efetividade desses anti-virais e coquetéis. Um deles, ao responder sobre uso profilático, não negou que poderia funcionar em profilaxia - apenas ponderou que era melhor deixar para quem precisa mais - caso contrário o remédio desaparece do mercado.
III. Vídeos das ocorrências relacionadas na entrevista:
Manifestação em Maringá/PR:
Caldeira explode em Santa Catarina por falta de funcionários:
Fonte: Notícias Agrícolas
Matéria original in
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja membro do Blog!. Seus comentários e críticas são importantes. Diga quem é você e, se puder, registre seu e-mail. Termos ofensivos e agressões não serão admitidos. Obrigado.