Ferreira Pinto: “O combate ao crime organizado exige inteligência, firmeza, coragem e determinação!”
Por Antonio Fernando Pinheiro Pedro
No meu programa semanal AMBIENTE LEGAL*, tive a oportunidade de entrevistar meu amigo de mais de décadas e ex-Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto.
Na entrevista, a Segurança Pública e a Política Prisional em São Paulo foram profundamente analisadas por quem administrou brilhantemente ambos os sistemas.
Antonio Ferreira Pinto administrou a segurança pública e a política prisional paulista nos momentos mais críticos, quando o governo foi obrigado a administrar graves crises e combater com dureza a complexa quadrilha do PCC - Primeiro Comando da Capital, expressão mais aguda do crime organizado no Brasil.
A experiência como administrador das crises, em áreas tão importantes como justiça, segurança e sistema penitenciário, conferiu a Ferreira Pinto autoridade para tecer as duras críticas à gestão que se fez e hoje se faz nesses setores.
Ele pôde, com liberdade, desenvolver um perfil histórico da evolução do crime organizado em território paulista e brasileiro e mostrar os avanços e recuos da estrutura do Estado no trato da questão.
O depoimento de Ferreira Pinto é histórico, seja pelo conteúdo, seja pelo volume de informações trazidas à tona durante o diálogo travado comigo diante das câmeras. Certamente servirão de referência para estudiosos e interessados na questão.
Serve também para mostrar aos cidadãos de bem, que se preocupam com os rumos da segurança pública no Brasil, o quanto a política estreita e míope praticada nos dias de hoje, desorganiza qualquer iniciativa séria de combate ao crime organizado no Brasil.
Assistam a seguir:
*O Programa Ambiente Legal é produzido pelo Portal Ambiente Legal, gravado e com retransmissão em várias emissoras independentes.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja membro do Blog!. Seus comentários e críticas são importantes. Diga quem é você e, se puder, registre seu e-mail. Termos ofensivos e agressões não serão admitidos. Obrigado.