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quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

O AÇO CHINÊS E O DESASTRE BRASILEIRO

A disrupção tecnológica obtida na produtividade do aço na China é um enorme risco. Mas pode ser uma janela de oportunidade



(Photo: Getty Images)




Por Antonio Fernando Pinheiro Pedro



A China desenvolveu um método inovador de fabricação de ferro e aço, que promete aumentar a produtividade siderúrgica do gigante asiático 3.600 vezes. *

A inovação é disruptiva. Representa uma revolução significativa na metalurgia, que irá impactar o mercado global -  especialmente os países que dependem fortemente da exportação de minério de ferro, como o Brasil.



O avanço chinês

A geoestratégia chinesa pós Deng Xiaoping está centrada ativamente no comércio. Com Hu Jintao e Xi Jinping, implementaram-se profundas reformas econômicas e de infraestrutura, paripassu ao desenvolvimento de   uma diplomacia de cooperação econômica - embutindo um viés autocentrado na própria expansão industrial e suprimento  de commodities  necessárias ao atendimento de sua enorme massa populacional.

Hoje é visível o mergulho chinês no veio da tecnologia de ponta, visando consolidar posições de liderança global com o controle verticalizado (qquando não cartelizado), de suprimentos essenciais -  um modelo de influência assertiva que previne conflitos diretos com os Estados Unidos e, ao mesmo tempo,  garante domínio geopolítico nas extensas áreas de parcerias comerciais. 

A China é o terceiro maior exportador de produtos para os Estados Unidos, atrás de Canadá e México. Também é o terceiro maior comprador de serviços americanos, cujo ranking é liderado pela Grã-Bretanha e pelo Canadá. Estados Unidos e a Europa são, de longe, portanto, os maiores compradores de bens chineses.

A disrupção na siderurgia, nesse sentido, não apenas representa mais um avanço no campo industrial civil como  terá efeitos também na tecnologia militar.  Exigirá reavaliação das estratégias de negócios e políticas comerciais para muitos países dependentes da exportação de minérios para o gigante asiático e, também, novo posicionamento das peças no tabuleiro das potências militares geopoliticamente e comercialmente impactadas.



A magnitude da "nova siderurgia" chinesa

A nova liga de aço parece obter um índice de pureza nunca antes obtido, reduzindo a oxidação no processo e otimizando o uso de outras substâncias. 

Com remoção do oxigênio e impurezas no minério de ferro,  adição de carbono e outros elementos para formar ligas, a China reduzirá significativamente os custos de produção -  posicionará sua metalurgia na vanguarda da manufatura, especialmente na indústria automotiva, onde a competitividade de preço é crucial. 

Fabricantes ocidentais, cuja pureza se mantém com o uso tradicional da sucata ou que mantém a indústria de transformação em desvantagem logística dos insumos... serão diretamente impactados.  

Ocorrerá o xeque-mate no tabuleiro "climatista" urdido pelo globalismo progressista.  Será o momento do ocidente reconhecer a armadilha geopolítica das agendas climáticas e de "ESG"  - uma enorme ironia, que poderá destruir seus portadores por simples indução à paralisia tecnológica, por elas provocada no próprio processo...

A China compreendeu a oportunidade da estratégia climatista e, também, vislumbrou a armadilha. Algo que a direita mundial, a começar do Partido Republicano dos EUA, tardiamente percebeu.

Tal como os Estados Unidos sempre buscou fazer com suas reservas, a China, embora seja  grande consumidora dos insumos para a produção do aço, de fato também se preservou. A China é dona de uma das  maiores reservas de minério de ferro, a maior reserva de carvão mineral e a terceira maior reserva de manganês do planeta, além de terras raras.

Poderá, assim, bancar sua revolução siderúrgica disruptiva.



Crise à vista no Brasil

A nova conquista tecnológica chinesa irá impactar profundamente o Brasil. Reduzirá enormemente sua competitividade internacional no campo das exportações de commodities e de produtos industrializados.  

A dependência do Brasil na exportação de minério de ferro para a China  será tecnologicamente desestabilizada. Com a China produzindo aço de forma mais eficaz e barata, as cotações do minério irão despencar, colocando  as mineradoras que operam no solo brasileiro sob pressão econômica. 

Por óbvio, a siderurgia europeia,  norte-americana, sul-coreana e japonesa, buscará formulas similares de processo e, igualmente, esses países reduzirão as próprias demandas. 

Evidente que a introdução de uma transformação mais eficiente e barata diminuirá a demanda por minério do ferro bruto exportado pelo Brasil.  As cotações diminuirão, prejudicando a rentabilidade das exportações brasileiras.

A multinacional brasileira CVRD (Vale), por exemplo, uma das maiores produtoras e exportadoras de minério de ferro do mundo, que já está sujeita a flutuações de mercado, terá que buscar novas estratégias para se manter competitiva.



A opção pelo desastre

O avanço do Aço Chinês, no entanto, não revela apenas um fenômeno tecnológico com efeitos mercadológicos para o Brasil. Reflete o desastre das escolhas e rumos da Nação Brasileira.

A China, hoje, ocupa o papel de principal parceiro comercial do Brasil. 

O Brasil, porém, foi o modelo adotado pela China, nos anos 1970, quando  após a queda de Lin Piao e a morte de Mao, Deng Xiaoping iniciou o resgate não declarado do Confucionismo, rumo à mudança por via do aprendizado. 

De olho no que ocorrera no Brasil, entre a industrialização no pós-guerra e a reforma econômica pós 1964, a China buscou atrair com o retorno das relações diplomáticas em 1974, seguidas missões de militares e gestores brasileiros - para "explicarem o milagre econômico" obtido com os "Planos Nacionais de Desenvolvimento" e desenvolvimento de amplas obras de infraestrutura de energia e logística.

Em 1970  a China havia gerado um PIB de 92,603 milhões de dólares, contra 122 bilhões de dólares obtidos pelo Brasil - então a Nação em Desenvolvimento que mais crescia no mundo. Interessou muito à China, na  época, compreender a formação de engenheiros, a alfabetização em massa, o serviço de saúde, as agências de fomento regionais, os bancos de desenvolvimento e as zonas de exportação criadas no Brasil.

A China sempre aprendeu com a experiência alheia e, assim, o que eles - os chineses,  passaram a aplicar... nós, brasileiros, que éramos o parâmetro, simplesmente jogamos no lixo.

Com as indefinições inacreditáveis ocorridas na política energética pós crise do Petróleo e o advento caótico da "Nova República" - seguida de  desastrosos planos econômicos e hiperinflação, o Brasil tentou reagir, em 1994, e seguir o modelo (que ele próprio havia desenhado nos anos sessenta e esquecido nos oitenta), que era então aplicado nas reformas de estado italiana, sul-coreana, na China e em Portugal. 

Em franca recuperação, atingimos um PIB de 600 bilhões de dólares na passagem do século. No entanto, a China, em 2000, já atingia  o PIB de 1,211 trilhão de dólares. 

Mas, então, apos as trapalhadas tucanas nos dois últimos anos de governo FHC,  vieram os anos do lulopetismo. 

Com Lula, o projeto de estabilidade econômica foi mantido até 2006. Porém, no segundo mandato - o esquerdismo suplantou a razão e o projeto de crescimento foi, literalmente, se degradando. O país tornou-se solo fértil para os grandes fundos abutres e lavanderias derivadas da corrupção oriunda dos projetos estruturantes e financeiros de grandes obras inacabadas. 

A indústria nacional desapareceu. Salvaram-se a Agricultura e a mineração, por conta da demanda internacional. 

Mesmo assim - com a  rendição incondicional do Brasil ao globalismo progressista e sua agenda 2030... o pouco avanço  obtido ocorreu sob intenso atrito  contra a jusburocracia ativista e a militância ambientalista empoderada.

Assim, em 2020,  a China atingiu o PIB de 17,794 trilhões de dólares contra 3,248 trilhões de dólares do Brasil.

Os números e modelos adotados falam por si. Somos hoje fruto dos desastres que insistimos em produzir... por nossas próprias escolhas.



O caminho para a transformação

Há saída? Além da remessa dos filhos e netos para fora do País?

Acredito que sim.

Primeiro,  devemos ter em mente que o estorvo hoje plantado na burocracia de Estado brasileira... de nada nos serve e jamais servirá.

Hordas de faculdades que nada ensinam, pesquisadores que nada pesquisam e um ensino básico e médio muito aquém da mediocridade mediana - somados a uma juristocracia cara, ignorante, pretenciosa e incompetente, formam o que se pode classificar como  o real "entulho autoritário" - suportado por uma massa tributária escorchante e aviltante.

Essas categorias deveriam sofrer um projeto de "tratamento de resíduos" similar  ao que agora pretende fazer Donald Trump nos EUA. 

Na atividade privada, empresas com alguma inteligência e instituições destinadas a ser think tanks, por sua vez, se realmente pretendem atuar para reformar o Brasil, deverão ter em mente que o que aí está... de nada servirá. 

Associações, federações e sindicatos - com raríssimas exceções tornaram-se igualmente ogros burocráticos, com olhos postos na zumbilândia midiática patrocinada pelo próprio governo que deveriam fiscalizar.

No campo da estratégia de redução de danos e retomada econômica, deverá haver uma análise atenta dos modelos de desenvolvimento aplicados com sucesso, sem qualquer filtro  ideológico (é preciso compreender a estrutura e, depois, o sistema). 

A adaptação às novas realidades econômicas será crucial para que o Brasil mantenha competitividade no cenário global. 

Posto isso: i. democracia com liberdade de expressão, ii. livre debate (científico, acadêmico, técnico e privado), iii. firme e perene educação - sem adjetivos, com disciplina, respeito e prestígio ao mestre (do ensino básico à pós-graduação, sem discriminação), iiii. crédito popular ao pequeno empreendedor e, sobretudo, iiiii. respeito  à livre iniciativa, são essenciais.



A grande  reforma

Sim, a descoberta de um novo método de produção de ferro e aço na China promete aumentar a produtividade de forma radical e terá efeitos negativos significativos para a exportação do Brasil. Porém, poderá também resultar no despertar do país para a grande reforma! 

Poderá ser esta a grande e decisiva janela de oportunidade para gerar a reindustrialização e o livramento das amarras de dominação geopolítica, impostas por agendas ambientais insustentáveis. 

É fato: com os desafios impostos pelas mudanças, o Brasil será obrigado a diversificar sua economia e suas fontes de receita. Terá que aumentar investimentos em tecnologia, inovação, agricultura e energia. 

Também será importante buscar relações comerciais que ampliem sua presença em mercados não tradicionais, minimizando assim a dependência dos grandes parceiros importadores de commodities, a fim de aumentar a própria resiliência econômica.

No campo da metalurgia, é hora de resgatar a própria indústria de base... em novas bases.   

A falta de aproveitamento do potencial hidrelétrico da Amazônia, além de resultar na inacreditável ausência de engenharia de reservação da água nos períodos de estiagem, prejudica o desenvolvimento regional de um parque industrial moderno e voltado para a eletrointensividade e eletrossiderurgia - justamente o que fez a China nos últimos trinta anos. 

As indefinições, provocadas por um discurso antinacional, dissimulado num proselitismo natureba e ideologizado em bases contrárias à nossa soberania nacional e popular, pulverizaram todas as iniciativas de se construir uma geoestratégica de desenvolvimento do Brasil na Região Amazônica. Ali estão nossas riquezas - acima e abaixo do solo - e é nossa obrigação explorá-las.

A presença de uma indústria siderúrgica robusta nas proximidades das áreas de extração de minério poderá garantir a transformação local da matéria-prima, reduzindo a necessidade de exportação do minério bruto e, assim,  gerar valor agregado dentro do país. Por incrível que pareça, até a China já chegou a propor montar um parque siderúrgico nessas bases, no Estado do Pará.

A instalação de indústrias nas regiões extrativistas propiciaria a criação de empregos e o desenvolvimento de uma economia local, contribuindo para a redução das disparidades regionais. Por óbvio que a malha hidroviária e rodoviária traria integração e drenaria a produção em direção às rotas transoceânicas de exportação.

Ao par do potencial mineral, petrolífero e florestal, a Amazônia possui um imenso potencial hidrelétrico que, se utilizado de forma sustentável, poderá fornecer energia limpa e em grande escala para a indústria. Isso não apenas atenderia à demanda de energia, mas, também alinharia o setor às práticas de desenvolvimento sustentável de forma racional - não passional.
 
A integração do potencial hidrelétrico com a metalurgia, através da eletrossiderurgia, como já dito,  amplia a competitividade da produção nacional. Também pode impulsionar a diversificação das fontes de energia e estimular uma rede de transmissão racional,  reduzindo econometricamente as emissões de carbono e custos operacionais.

A transformação local de matérias-primas também diminui custos logísticos - relacionados ao transporte de insumos e produtos acabados, tornando os produtos brasileiros mais competitivos no mercado internacional.

O desenvolvimento de tecnologias alinhadas ao uso eficiente dos recursos disponíveis, muda o eixo; recria o polo de economia, cultura e conhecimento - que já teve seus dias de glória - no Norte do Brasil. 

Essa reforma maximizaria as oportunidades de inovação e atração de investimentos.

Para os gigolôs naturebas  da preservação alheia, está na hora de desmascarar o falso ambientalismo embutido na farsa  das agendas que até hoje só drenaram recursos para ONGs e militantes e, em contrapartida,  perpetuaram   ciclos de pobreza, violência, conflitos fundiários, tráfico de drogas e degradação ambiental, por falta de investimento nas verdadeiras atividades industriais responsáveis e sustentáveis. 

Esse crime contra a nossa soberania não  pode mais se  perpetuar . 

A criação de unidades industriais - incluso o turismo,  pode contribuir para um uso mais responsável dos recursos naturais e melhores práticas de gestão ambiental.

A ausência de indústrias e o subaproveitamento dos recursos  geram  conflitos sociais e perenizam a miséria nas comunidades locais - estimulam a exploração predatória dos recursos e não permitem qualquer benefício direto para a população.

Programas "poéticos" de "extrativismo, emprego e renda"... sempre determinaram a perpetuação da política do coronelismo, de dependência de auxílios financeiros públicos, enviesados, que geram deseconomia, desemprego e... (pouca) renda.



Conclusão

Em suma, a falta de uma nova siderurgia local e uma industrialização efetiva no Norte do Brasil, e o não aproveitamento do potencial hidrelétrico amazônico, constituem, sem dúvida, lacunas que comprometem a nossa soberania e a capacidade do Brasil se posicionar como um líder na produção de aço e outros produtos metalúrgicos,  em um cenário global sob mutação. 

A adoção de uma abordagem geoestratégica que priorize a transformação local e o uso sustentável das fontes energéticas ali disponíveis, poderá não apenas impulsionar a economia, mas também fortalecer a integração social e conferir racionalidade ao planejamento ambiental.

Acorda, Brasil!





Notas:

* Chemical Analyst: "China Unveils New Iron-Making Technology: A 3,600 Speed Bost, in https://www.chemanalyst.com/NewsAndDeals/NewsDetails/china-unveils-new-iron-making-technology-a-3600-fold-speed-boost-32016


Leia também: 

PEDRO, Antonio Fernando Pinheiro , "O RISCO GEOPOLÍTICO NOS ACORDOS DO BRASIL COM A CHINA", in Blog "The Eagle View", https://www.theeagleview.com.br/2024/11/o-risco-geopolitico-nos-acordos-do.html

PEDRO, Antonio Fernando Pinheiro , "O CONTEXTO GEOPOLÍTICO DA CHINA", in Blog "The Eagle View",  https://www.theeagleview.com.br/2020/03/o-contexto-da-china-para-alem-da.html

PEDRO, Antonio Fernando Pinheiro , "RECURSOS MINERAIS NA AMAZÔNIA, RELATIVIZAÇÃO DA SOBERANIA E CONFLITOS AMBIENTAIS", in Blog "The Eagle View",  https://www.theeagleview.com.br/2013/02/importancia-estrategica-do-aco.html





Antonio Fernando Pinheiro Pedro é advogado (USP), jornalista, consultor estratégico e ambiental. Fundador do escritório Pinheiro Pedro Advogados, é Diretor da AICA - Agência de Inteligência Corporativa e Ambiental,  membro do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB, membro do Conselho Superior de Estudos Nacionais e Política da FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, membro do IBRACHINA Smart City Council e Coordenador do Centro de Estudos Estratégicos do Think Tank Iniciativa DEX. Pinheiro Pedro preside a tradicional Associação Universidade da Água - UNIÁGUA, e é Vice-Presidente da Associação Paulista de Imprensa - API. Como jornalista é Editor-Chefe do Portal Ambiente Legal e responsável pelo blog The Eagle View.



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