Páginas

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

BRASIL E ARGENTINA: ENERGIA E SUSTENTABILIDADE

 Um Painel Estratégico Sobre a Energia e a Sustentabilidade no Contexto Geopolítico Regional





O Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), em parceria com a consultoria política Berensztein, realizou o painel “Energia e Sustentabilidade” no dia 26 de outubro de 2020 e, para tanto,  convidou o Ex-Secretário Nacional de Energia da Argentina, Daniel Montamat, a Ex-Ministra de Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira e o Advogado e Consultor Ambiental Antonio Fernando Pinheiro Pedro, para  promover uma análise e a troca de experiências sobre as oportunidades e desafios  do setor, bem como contemplar a importância da adoção de práticas sustentáveis.

O  painel foi moderado pelo professor Hussein Kalout - Secretário de Relações Internacionais do Superior Tribunal de Justiça - STJ e research fellow da Harvard University e coordenado por Luciana Gama Muniz, Diretora Adjunta do CEBRI - Centro Brasileiro de Relações Internacionais.

Para assistir ao vídeo, clique aqui: 




A energia e o acesso aos recursos naturais são os motores do crescimento dos países e ocupam um papel central na história do desenvolvimento econômico de Brasil e Argentina. Nesse sentido, os pontos de vista apresentados pelos painelistas constituiu uma oportunidade histórica para compreender a dimensão dos desafios, a enorme demanda de energia a ser atendida no futuro próximo e a necessidade dos países mais importantes da América do Sul somarem esforços em prol do continente.

O evento integrou as Jornadas de Diálogo Brasil-Argentina, cujo objetivo foi promover o debate entre formadores de opinião, acadêmicos e atores governamentais dos dois países, sobre temas como relações econômicas, defesa e segurança e cooperação empresarial. 

As Jornadas compõem atividades do Núcleo América do Sul do CEBRI, que almeja promover uma reflexão sistemática sobre temas que afetam as relações entre o Brasil e seus países vizinhos, assim como o desenvolvimento regional e a inserção nas cadeias produtivas globais, matrizes energéticas, bioeconomia e a preservação da Amazônia.

Fundado há 22 anos, o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) é o 2º think tank mais relevante da América Latina e o principal centro de pensamento e promoção da agenda internacional do país. No desenvolvimento de seus 12 Núcleos Temáticos, que estudam os principais temas de Relações Internacionais e os segmentos com maior potencial de alavancar o posicionamento internacional do país, o CEBRI conta com o apoio de um Conselho Curador atuante e formado por renomados diplomatas, intelectuais e empresários e também com o apoio de um Conselho Consultivo formado por empresas e instituições dos mais diversos segmentos.

Cumpriram aos painelistas analisar a demanda global por energia, os fatores ambientais para sua transformação, rotas tecnológicas para a disrupção, regras jurídicas para a transição e caminhos para a cooperação, visando os esforços globais para a superação da crise global - climática e ambiental. 

Como ressaltou Antonio Fernando Pinheiro Pedro, é "importante observarmos que os conflitos de ordem política e econômica, na área da energia, terão por pano de fundo dois cenários – absolutamente contaminados por interesses ideológicos e geopolíticos envolvendo  globalistas, soberanistas e atores pragmáticos: países com reservas naturais em busca de tecnologia soberana territorialmente instalada e países líderes em tecnologia em busca de garantir acesso às reservas naturais".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários e críticas são importantes. Se possível diga quem é você e registre seu e-mail. Termos ofensivos e agressões não serão admitidos. Obrigado.