Páginas

domingo, 2 de agosto de 2020

UMA AGENDA PARA SALVAR A GESTÃO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA

 Mãos à obra! Os instrumentos estão à mão, basta agir! Informa Pinheiro Pedro. Saiba como assistindo ao vídeo

Pinheiro Pedro: "não precisamos inventar a roda!"



Por Antonio Fernando Pinheiro Pedro


O advogado e consultor ambiental, Antonio Fernando Pinheiro Pedro, analisa a crise ambiental em relação à gestão ambiental na Amazônia Legal, identifica os atores e aponta o que deve ser feito para reconfigurar a gestão ambiental no governo brasileiro. 

Pinheiro Pedro  adverte que não é preciso "reinventar a roda", basta aplicar o Macrozoneamento ecológico-econômico, resgatar o Sisnama - Sistema Nacional do Meio Ambiente e Reorganizar o sistema de implementação da Política Nacional de Mudanças Climáticas. 

Assista ao vídeo clicando aqui: 





Não é necessário repetir a sucessão de problemas graves enfrentados pelo governo no campo ambiental, desde 2019. Basta verificar que a sucessão de problemas resultou praticamente numa nova Síndrome de Janus governamental :  um ministro (Salles) desprovido de  interlocução com o próprio sistema e com os stakeholders  nacionais e internacionais e o Vice-Presidente, General Mourão, no comando da operação de garantia da Lei e Ordem na Amazônia,  na presidência do Conselho da Amazônia e na gerência da crise ambiental em curso na região.  Com isso,  o governo federal na Amazônia Legal  passou a ter dois rostos.   

A solução não é boa. Na verdade ampliou a desconfiança  com relação ao que será feito em prol do controle da degradação no bioma mais rico, mais cobiçado internacionalmente, e mais sensível do planeta. 
      
Tenho conversado com atores envolvidos nas três esferas do conflito acima apontadas e o que sinto, sinceramente, é que há uma névoa envolvendo os navegadores, que singram o mar dos conflitos sem um mapa  e sem bússola - orientados apenas pela viuvez do passado, a revolta do presente e o medo do futuro.  Nesse sentido, o naufrágio será certo. 
       
O que fazer?  Ora... buscar um mapa e traçar os rumos! 



Para saber mais, leia em :

PEDRO, Antonio Fernando Pinheiro, "Uma Agenda Ambiental para Salvar a Gestão Ambiental do Brasil", in Blog The Eagle View, in  https://www.theeagleview.com.br/2020/08/uma-agenda-para-salvar-gestao-ambiental.html





Antonio Fernando Pinheiro Pedro é advogado (USP), jornalista e consultor ambiental. Sócio do escritório Pinheiro Pedro Advogados.  Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB e Vice-Presidente da Associação Paulista de Imprensa - API.  É Editor-Chefe do Portal Ambiente Legal e responsável pelo blog The Eagle View". É Consultor Jurídico da Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos - ABREN.










.

2 comentários:

  1. Parabéns 🎈👏🎉
    Infelizmente o desmantelamento engendrado por Salles e jb é de uma irresponsabilidade criminosa! O meio ambiente no Brasil tinha seus problemas, mas tinha respeito, financiamento e investimentos, além de proteção às comunidades indígenas e áreas protegidas. As ações deste desgoverno nos fizeram retroceder no meio ambiente em uns 50 ou 60 anos! Ouso dizer que nem no período colonial sofreu tanto, já que não tínhamos as possibilidades de destruição que temos hj. Sinto um gosto amargo de revolta e tristeza e penso que todo este retrocesso levará décadas para chegar ao ponto que estávamos em 2018👁️👁️

    ResponderExcluir
  2. Dr. Pinheiro Pedro, parabéns por mais essa abordagem do nosso problema sistêmico na gestão do no meio ambiente brasileiro. Excelente sugestão na retomada das ferramentas já existentes para contribuir com a gestão eficiente dos nossos recursos. Parabéns!

    ResponderExcluir

Seus comentários e críticas são importantes. Se possível diga quem é você e registre seu e-mail. Termos ofensivos e agressões não serão admitidos. Obrigado.