Páginas

terça-feira, 17 de abril de 2018

RIO GRANDE DO NORTE DEMANDA INTERVENÇÃO FEDERAL!

A situação de crise na segurança pública do RN não permite ao Estado hesitar



Foto - Jornal A Verdade - Natal-RN




Por Antonio Fernando Pinheiro Pedro


"A dicotomia entre o ilegal e o imoral e seus antônimos tem que se fazer valer."
General Eliéser Girão Monteiro


O descontrole territorial não se resume ao Rio de Janeiro, e nem é o mais grave. As ações, portanto, devem se desdobrar sobre outras unidades federativas, mormente quando a proximidade das eleições tende a enfraquecer a governança nos estados, sujeitando a política de segurança à transitoriedade de Poder. 


A decretação da intervenção federal no é apenas uma fase inicial do enorme esforço de estabilização e resgate institucional necessários à manutenção do Estado de Direito e dos valores sagrados da Nação Brasileira. 

Assaltos, manifestações e depredações violentas de rua, execuções de policiais em público, por marginais convictos de sua impunidade e descontrole no sistema prisional, seguem em vários estado da federação, mas devem concentrar atenção no Estado do Rio Grande do Norte. 

Ali, verifica-se claro desafio à autoridade pública, praticado por organizações criminosas. Este desafio se faz, hoje, por meio de atos que devem ser encarados como realmente são: atos de terrorismo, cuja finalidade é exatamente a de causar o terror e esfacelar o tecido social. 

Será, logicamente, preciso transcender à intervenção pontual no campo da atividade policial ostensiva e judiciária, para progredir em direção às raízes políticas e econômicas desse fenômeno criminológico. Essa ação demanda  criterioso apoio da inteligência,  firme engajamento do judiciário e aprovação expressa do poder legislativo. 

Para tanto, urge que as atenções do governo federal se direcionem para o Rio Grande do Norte. 



General Eliéser Girão Monteiro  - alerta máximo no RN


O General Eliéser Girão Monteiro, referência no exército brasileiro e um dos maiores expoentes da segurança pública no país faz o alerta: 


"Vejam alguns dados da *INSEGURANÇA NO RN em 2018 - Até 15/04/18: 
RJ - 38 policiais mortos 
RN - 9 policiais militares mortos
O RJ teve 4,2 vezes mais mortes do que o RN 
População do RJ - 17 milhões 
População do RN - 3 milhões 
RJ é 5,6 vezes maior do que o RN
PMRJ - 40 mil homens 
PMRN - 8 mil homens 
No RJ há 5 vezes mais PMs do que o RN
Resumo: o RN matematicamente é mais violento do que o RJ
Como é que no RN se mata mais policiais , proporcionalmente, do que no RJ e, nenhuma medida emergencial sobre isso é adotada?"

Posto isso, não há mais espaço para hesitação. 

Hora do Presidente da República Michel Temer decretar Intervenção Federal no Estado do Rio Grande do Norte.











Antonio Fernando Pinheiro Pedro é advogado (USP), jornalista e consultor ambiental. Sócio diretor do escritório Pinheiro Pedro Advogados. Integrante do Green Economy Task Force da Câmara de Comércio Internacional, membro do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB e Vice-Presidente da Associação Paulista de Imprensa - API. É Editor-Chefe do Portal Ambiente Legal e responsável pelo blog The Eagle View.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja membro do Blog!. Seus comentários e críticas são importantes. Se possível diga quem é você e registre seu e-mail. Termos ofensivos e agressões não serão admitidos. Obrigado.