“Não ganho nada com esse tipo de coisa, mas é interessante porque estou ajudando a levar coisas boas para o Brasil”.
(o consultor José Dirceu)
Por Antonio Fernando Pinheiro Pedro
Na edição 16 de janeiro de 2008, a Revista Piauí estampou uma extensa matéria sob o título "O CONSULTOR".
Nessa matéria, por várias páginas, a reporter Daniela Pinheiro, convidada a acompanhar José Dirceu em sua extensa agenda de viagens internacionais, reuniões e encontros, descreve um homem operoso, ensimesmado e muito... muito vaidoso. A necessidade de demonstrar poder resta incontida em toda a reportagem.
A jornalista informava sobre "a nova vida de José Dirceu, repleta de viagens, negócios, conversas, internet, nostalgia da política e xingamentos em restaurantes e aeroportos" e iniciava a matéria relatando seu primeiro encontro com o personagem "nos fundos do restaurante de um hotel caro e discreto, localizado entre os bairros do Ibirapuera e da Vila Mariana, onde se hospeda quando está em São Paulo. Era o começo da tarde de um sábado de novembro e ele vestia uma calça escura, camisa pólo com o decote forrado por um estampado Burberry e mocassins sem as meias. Chegou atrasado, se desculpou e disse que desembarcou de viagem na madrugada, acordou quase em cima da hora"...
Identifiquei o restaurante na hora. Ali também fui uma vez apresentado a José Dirceu por um amigo comum, Carlos Filgueiras, dono do hotel Emiliano. Aliás, Filgueiras é mestre em construir pontes entre petistas e autoridades ilustres, e o Emiliano é um grande teatro de operações para tanto...
Mas voltando ao assunto:
Identifiquei o restaurante na hora. Ali também fui uma vez apresentado a José Dirceu por um amigo comum, Carlos Filgueiras, dono do hotel Emiliano. Aliás, Filgueiras é mestre em construir pontes entre petistas e autoridades ilustres, e o Emiliano é um grande teatro de operações para tanto...
Mas voltando ao assunto:
A partir do encontro, matéria descreve um deslocamento entre países da américa latina, Europa e África. Encontro com personagens e revela características e hábitos peculiares daquele descrito recentemente pelo Advogado criminalista que o defende como "um consultor muito requisitado".
A matéria me veio à mente, agora, com a prisão de José Dirceu.
O que deveria ser uma reportagem especial, ao que tudo indica uma tentativa de buscar uma "redução de danos" na imagem abalada do ex-ministro, então processado criminalmente pelo STF no chamado escândalo do mensalão - hoje revela-se verdadeiro ROTEIRO dos passos do citado "consultor".
Revela muito mais do que a matéria deixava antever e o personagem gostaria de mostrar.
A jornalista informa que, em Madri, onde só se hospedou por um atraso no seu voo de conexão, Dirceu encontrou-se com o embaixador brasileiro na Espanha, José Viegas. Conversa que, a pedido do embaixador, não poderia ser publicada no perfil. No entanto, como que para revelar sua habilidade de consultor, o personagem informou à jornalista que “Conversou-se sobre o ministério da Defesa, a crise aérea, o governo Lula e a busca frustrada de Dirceu por um creme de cabelos da marca Keune”.
A reportagem viaja de Lisboa para São Domingos, onde o consultor José Dirceu era esperado no aeroporto pelo ministro dominicano Miguel Mejía e vários seguranças.
“Conversaram sobre o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. “El tipo esta loco”, disse Dirceu. “Eu não te falei que ele ia perder?” O ministro concordou (…). Na opinião de Dirceu, o presidente venezuelano havia feito tudo errado: ausentou-se do país no mês anterior à votação, não tinha vantagem expressiva nas pesquisas, e acabou por dividir sua base de apoio até perder o general mais moderado do governo, além de ter fortalecido a oposição (…). “Vamos combinar uma reunião de dez amigos do Chávez em Caracas. Temos muito que conversar. É preciso valorizar a situação no Brasil. Nós corremos o risco de perder as eleições em 2010.”
Não há dúvida! A leitura da reportagem da Revista Piauí, hoje, é extremamente recomendável...

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja membro do Blog!. Seus comentários e críticas são importantes. Diga quem é você e, se puder, registre seu e-mail. Termos ofensivos e agressões não serão admitidos. Obrigado.