Páginas

quarta-feira, 29 de abril de 2015

A EXPERIÊNCIA ÚNICA DE SER PROVOCADO POR ANTONIO ABUJAMRA

O grande inovador da dramaturgia e do jornalismo entrevista Pinheiro Pedro


O grande Antonio Abujamra provoca Pinheiro Pedro no histórico programa da TV Cultura



Por Antonio Fernando Pinheiro Pedro

Antonio Abujamra, grande dramaturgo brasileiro, faleceu vítima de enfarte aos 82 anos de idade, em seu apartamento, no bairro de Higienópolis, em São Paulo, no dia 28 de abril de 2015.

Pinheiro Pedro em "Provocaçoes"
Abujamra, na certa, foi convocado pelo Senhor para dirigir um grande espetáculo, tendo o Conselho de Sábios por platéia.

Abujamra e minha mãe foram colegas no teatro e na TV dos anos 50 e 60. 

Aprendi, portanto, desde criança, a respeitar a figura deste fantástico diretor de teatro e ator sem igual - talvez comparável a Ziembinsky (que ele também dirigiu no teatro), por conta de sua expansividade e presença únicas em cena.

Tive o privilégio de ter sido entrevistado por Abujamra no seu  icônico programa de entrevistas, PROVOCAÇÕES, produzido pela TV CULTURA em São Paulo no ano de 2005. 

"Venha! Não tenha medo! Aproxime-se!"  
Abujamra dirige seu próprio Close-Up
A entrevista condensou,  com muito  humor, inteligência, acidez e conteúdo, o universo conceitual e crítico que alimenta a política, a militância ecológica e o direito ambiental no Brasil.

Fui devidamente provocado pela fera da dramaturgia brasileira e... acho que sobrevivi.

"Vamos! Não tenha medo! Aproxime-se! Mais perto!", testemunhei com prazer Abujamra ordenar o close-up ao câmera-man durante a gravação da entrevista. 

Como o maestro Leonard Berstein,  Abujamra não só dirigia a orquestra, como era também o solista.

Abujamra fez duros questionamentos sobre o valer a pena buscar um protagonismo na política, sobre a funcionalidade do direito em relação à proteção da natureza, sobre a distância entre o que se idealiza e o que se realiza. Temas que ganham a cada dia maior importância vistos na perspectiva do tempo e no contexto da atualidade. 

A entrevista, agora, é parte da história, razão pela qual trato de disponibilizar o vídeo, em homenagem ao grande dramaturgo falecido.

Convido o leitor a assistir  ao vídeo da entrevista: 



(caso não consiga, acesse o vídeo aqui: http://goo.gl/BTGJJm )


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja membro do Blog!. Seus comentários e críticas são importantes. Diga quem é você e, se puder, registre seu e-mail. Termos ofensivos e agressões não serão admitidos. Obrigado.